sábado, 23 de janeiro de 2010

O PEIXE COMO SÍMBOLO DO CRISTIANISMO


A bíblia pode propiciar “leite” para crianças ou “comida consistente” para adultos, dependendo da abordagem, bagagem e entendimento do leitor. Segundo estudiosos, existe um abismo alarmante entre os resultados das pesquisas científica em torno da bíblia e o que sabe dela o cidadão comum. Um simples exemplo é a origem do famoso símbolo cristão: o peixe. Um símbolo cristão comumente estampado em adesivos de carros, camisetas, chaveiros etc.

Muitos cristãos acreditam que o peixe se tornou símbolo do cristianismo pelo fato de os discípulos serem pescadores ou pela multiplicação de pães e peixes feita por Jesus ou até mesmo porque Pedro pegou uma moeda na boca de um peixe, como relata as escrituras.

Na realidade, o peixe se tornou símbolo cristão porque a palavra grega para peixe é ICHTHUS ou ICHTHYS e suas cinco letras formam o acrônimo grego com as frases: Iesus Christus Theo Yios Soter, que significa: Jesus Cristo Filho de Deus Salvador.

O desenho de um peixe tornou-se símbolo dos cristãos primitivos que, em tempos de perseguições, o usavam como sinal secreto de fé. Segundo reza a lenda, para um cristão identificar-se com outro cristão era necessário desenhar um arco na areia, se a outra pessoa era cristã, desenhava outro arco invertido, formando assim o desenho de um peixe. No decorrer do tempo a figura do peixe associou-se ao cristianismo.

Referência: Maurice M. Simbolismo do Peixe, Enciclopédia Católica 1909, Vol. 6

2 comentários:

Anacrônicos disse...

Parabéns pela abordagen do assunto e mais pelo grande esclarecimento histórico. Faz se lembrar que a maior libertação está na educação, não seremos livres enquanto não procurarmos o conhecimento e vivermos a sobra das interpretações de outros homens.

Gabriel Félix disse...

Nossa bem interessasnte eu não sabia deste acontecimento, bem legal!!!