sábado, 20 de novembro de 2010

A Hemorróidas de Ouro

Na sala dos professores, quando comentei sobre as “hemorróidas de ouro” pela primeira vez, alguém raiou:
__ Este homem está com o Diabo no corpo! Pra traz de mim, Satanás!
Pra trás de mim, quem? Eu, Satanás ou as Hemorróidas?
Duvidando de meus limitados conhecimentos teológicos correram alguns a pegar a bíblia e confirmar minha ignorância e blasfêmia.
Então disseram: Qual é a expiação da culpa que lhe havemos de enviar? E disseram: Segundo o número dos príncipes dos filisteus, cinco hemorróidas de ouro e cinco ratos de ouro; porquanto a praga é uma mesma sobre todos vós e sobre todos os vossos príncipes. (I Samuel 6:4)
Foi constatada a passagem bíblica. Na realidade, tratara-se de um sacrifício que os filisteus oferecem a Deus pela expiação da culpa, "cinco hemorróidas de ouro e cinco ratos de ouro."
“Vocês vão mandar fundir hemorróidas e ratos de ouro, e este será o presente para os israelitas e para o deus maluco deles. Cinco de cada um, representando os governadores filisteus. Porque a praga que atingiu o povo atingiu a eles também.”
Às vezes me pego a pensar: Como foram confeccionadas estas hemorróidas em ouro? Quão fértil e maléfica mente projetara tais castigos?
Pois bem, não fiz teologia no fundo da igreja, tão pouco me apego a repetir “frases prontas” recitadas como “mantras” por pastores, padres e outros líderes religiosos; entretanto admito me divertir-me com tal ignorância.
Entendo que os textos bíblicos devem ser interpretados no seu contexto e nunca isoladamente. Também sei que a análise do idioma original (hebraico, aramaico, grego comum) é importante para se captar o melhor sentido do termo ou as suas possíveis variantes. O caráter “alegórico”, muitas vezes fantástico, na verdade apresentam uma situação simbólica que geralmente é tratada ao “pé da letra” por religiosos simplórios que acabam ofendendo o intelecto.
Quem dera Deus ainda usasse estes castigos nos nossos políticos corruptos. Qual é a expiação da culpa que lhe havemos de enviar? Eu diria: Segundo o número dos políticos corruptos, cinco hemorróidas de ouro e cinco ratos de ouro; porquanto a praga é uma mesma sobre todos vós e sobre todos os vossos magistrados.
Poderíamos mobilizar manifestações populares como, por exemplo, uma espécie de “Hemorróidas já!” Ou até mesmo um movimento estudantil denominado “Hemorróidas Pintadas”. Voltaríamos à era do ouro.
Outrora o ouro brotava no leito dos rios, agora o ouro brotaria nos ilustríssimos “ânus” de nossos congressistas. Teríamos certamente uma nova “corrida do ouro”.
Poderíamos mobilizar manifestações populares.
Por falar em ouro, o pastor Givanildo de Souza da Igreja Mundial diz que enganou e distorceu a bíblia para arrecadar mais. O pastor mostra como usar trechos da Bíblia para aumentar a arrecadação. “Houve uma campanha feita em cima de Isaías 61:7, sobre a dupla honra. Aí surgiu a proposta de pedir 30% do salário da pessoa.” Esse versículo diz o seguinte: “Em lugar da vossa vergonha tereis dupla honra; (…) por isso na sua terra possuirão o dobro e terão perpétua alegria”. Segundo Givanildo, o fundador da igreja, Valdomiro Santiago e os pastores passaram a pregar que para obter a “dupla honra” era necessário “dobrar” o dízimo e dar mais 10% do salário como oferta. Total: 30%. O “trízimo” ficou conhecido como uma inovação introduzida pela igreja de Valdemiro.
Qual é a expiação da culpa que lhe havemos de enviar? Eu diria: Para obter a “dupla honra” é necessário “dobrar” as hemorróidas. Segundo o número de pastores safados e corruptos, dez hemorróidas de ouro e dez ratos de ouro; porquanto a praga é uma mesma sobre todos vós e sobre todos os vossos pregadores.

Políticos corruptos, pastores ladrões, padres pedófilos. Hemorróidas Já!
Brincadeiras a parte, fica evidente que uma interpretação ao “pé da letra” destes trechos pode suscitar a ira, descrença e descrédito em relação a Deus. Porém fica evidente que “Deus” é uma coisa, o que escreveram sobre ele é outra.

Nenhum comentário: